quarta-feira, 8 de agosto de 2012


Caatinga



Caatinga


A área da Caatinga antigamente era menor do que hoje em dia, tinha florestas que foram devastadas. A Caatinga palavra original do tupi-guarani, que significa '' mata branca '' , bom esse nome que os índios deram quando habitavam a região, porque durante  o período de seca a vegetação fica esbranquiçada quase sem folhas. A Caatinga é o único sistema ambiental exclusivamente brasileiro, sua extensão territorial é de 734.478 quilômetros quadrados, sendo que cerca de 10% do território é nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e no norte de Minas Gerais.




Caatinga




As temperaturas médias são muito elevadas, entre 25° C e 29° C. O clima é semiárido e o solo é raso, pedroso e salgado, também é composto por diferentes tipos de rochas. O homem alterou 80% do espaço original da Caatinga, que atualmente tem menos de 1% de sua área protegida em 36 unidades de conservação, que não permitem a exploração de recursos naturais. As chuvas ocorrem no início do ano mais a seca volta rápido , ou seja, surgem pequenas plantas e as árvores ficam cobertas de folhas existem áreas do sertão que já ficaram sem chuva por mais de três anos.



Rochas da Caatinga

Solo pedroso 


 
 As secas são muito prolongadas, interferindo de maneira direta  na vida de uma população de aproximadamente 25 milhões de habitantes, mas é bastante difícil a vida desses habitantes por causa da seca prolongada. A região também enfrenta graves problemas sociais, entre eles os baixos níveis de renda e de escolaridade, a falta de saneamento ambiental e os altos índices de mortalidade infantil. 
 Desde o período imperial, tenta-se promover o desenvolvimento econômico na Caatinga , porém a dificuldade é imensa em razão secura da terra e da insegurança das precipitações da chuva. A principal atividade econômica desenvolvida na Caatinga é a agropecuária , a agricultura se destaca na região através da irrigação artificial possibilitada pela construção de canais e açudes. Alguns projetos de irrigação para a agricultura comercial são desenvolvidos no médio vale São Francisco, o principal rio da região, juntamente com o de Paraíba.




Agricultores preparante a terra para irrigação







Vegetação


As plantas da Caatinga são xerófilas, adaptadas ao clima seco e á pouca quantidade de água, muitas dessas plantas têm capacidade de ter água no caule e nas folhas, oque acaba servindo para matar a sede de pessoas e animais quando a seca se prolonga muito. A maioria dessas plantas apresentam espinhos, suas raízes são profundas, para que elas encontrem na terra umidade necessária para viver. A vegetação é formada por três árvores: o Arbóreo que são árvores de 8 a 12 metros de altura; o Arbustivo de 2 a 5 metros de altura; e o Herbáceo que é baixo de 2 metros.  


Palma

Mandacaru
Mandacaru

Entre as especies mais comuns estão a amburana, o umbuzeiro, mandacaru, cacto, palma, xiquexique, aroeira, juazeiro e o caroá. Algumas delas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e principalmente frutas.


Cacto



 Fauna

A fauna da Caatinga é composta por répteis ( principalmente de lagartos e cobras) , roedores, insetos, aracnídeos, cachorro do mato, arara azul, (que está ameaçada de extinção), sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, veado catingueiro, tatupeba, entre outros.  



Lagarto

Arara azul




Postado por: Isabella Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário